Historia Shaman King


A maior parte do inicio do Mangá e do Anime são iguais. Algumas diferenças aqui e ali, mas nada que mude muito. Os eventos podem ter acontecido um pouquinho diferente ou o Anime ter colocado algo mais para ter mais episódios, mas é isso. A ordem de alguns eventos também é trocada, como o do Horo-Horo e o Silver e a do Ryu e Largatixa. No Mangá o Silver aparece primeiro, faz o Yoh entrar no Shaman Fight e depois Yoh e Horo-Horo se conhecem apenas na luta. Mesma coisa Ryu e Largatixa. No Anime Ryu se torna amigo do Yoh antes do evento com o Largatixa, enquanto no Mangá isso só acontece depois.

Além disso, as diferenças são tão pequenas que nem vou comentar aqui (Talvez no outro que estou trabalhando), mas depois no mangá 9 que as duas versões tomam caminhos diferentes. O inicio é mais ou menos igual, todos os xamãs (sim, é xamãs. Shaman é em inglês) estão se despedindo. Uma despedida é bem diferente na verdade. A do Yoh e da Anna. No Mangá eles não vão para um passeio... Ao invés disso Anna tem sua linda confissão e os dois passam a noite juntos. Depois disso Yoh se encontra com os amigos e eles vão, mas não num dos jatos do Ren, e sim no avião que os Patchs prepararam. Lá eles têm o encontro com o Hao e seu grupo, e depois os patchs revelam que o avião era um over soul e todos acabam caindo. Sem Lily 5 querendo estragar o jatinho do Ren e sem oásis.

Depois disso as diferenças são enormes. Hiroyuki Takei também nunca trabalhou no Anime, isso é um dos grandes motivos de ter diferenças desde o inicio do Mangá. E o final em si é bem diferente. Enquanto o Anime nunca termina ou acaba a terceira etapa do Shaman Fight, o Mangá chega a ter o Shaman King, que foi o Hao. O Mangá também não tem o Portão da Babilônia, e a nenhum momento os X-Laws tentaram fazer algo assim. Numa entrevista com os fãs Takei diz que o grande motivo das duas versões serem tão diferentes no final (meio para final) era porque o Mangá ainda estava em andamento e longe de ser terminado, enquanto o Anime precisava seguir em frente, sem tantos fillers (O que eu acredito que as Lily 5 e o tempo da segunda etapa no Anime foi), e o mangá não podia dá o que iria acontecer.

Fãs também chegam a argumentar que o Anime parece ter sido feito para um público mais infantil. Não tem nada dos criadores ou do Hiroyuki Takei confirmando isso (pelo menos nada que eu saiba), mas eu concordo com o que dizem. O Anime não tem muitas cenas românticas entre o Yoh e a Anna (tudo bem que na verdade quase não tem cenas romanticas, mas cenas como o beijo entre os dois, a noite antes da América não tem no Anime), as reuniões entre o time The Ren na banheira (acontece algumas vezes), tantas batalhas ou Monte Osore. Também Ponchi e Conchi tiveram algumas mudanças para ficarem mais limpos... Fora que as lições do Anime são meio básicas (amizade e respeito a natureza) e os conflitos não são lá grande coisa, o que é uma boa diferença do Mangá.

Ou seja, eu realmente acho que o Anime foi criado para um publlico mais novo do que o Mangá.



Acho que essas são os motivos das mudanças do Anime e do Mangá.





A seguir vamos ver algumas das mudanças que ocorreram do mangá para o anime.



O Anime e o Mangá são praticamente iguais quando se trata da estoria principal (Yoh é um xamã que descobre que seu antepassado e irmão gêmeo Hao quer se tornar o Shaman King e destruir os humanos e agora tem pará-lo com a ajuda de seus amigos), mas existem enormes diferenças entre as duas versões. Eu pensei em colocar aqui algumas das diferenças que eu me lembro... As mais importantes e que mais marcaram, e provavelmente o motivo delas. Isso na verdade é mais uma parte para aqueles que só viram o Anime... Eu estou colocando as diferenças entre os dois pelo o que acontece no Mangá. Ou seja, se querem entender isso devem saber o que acontece no Anime. Ah! E só irei informar em detalhes até o mangá 9, porque depois as diferenças ficam muito grandes, depois dai vai ser as mudanças em personagens, partes do mangá e o final em si.

Durante o inicio o Mangá e o Anime não tem muitas diferenças (sem contar o traço). Os primeiros dois ou três capítulos eu acredito que sejam iguais... O Mangá tem alguns capítulos que não existem no mangá, mas não são de muita importância. É o caso do pintor do cartaz e do boxeador.
A versão de como o Ren fica sabendo do Yoh é diferente. A primeira aparência de Ren é quando tem um incêndio numa loja onde Yoh, Manta e Amidamaru (Através de oferenda) estão tomando... Acho que é um sorvete. ^^” De qualquer maneira, depois de escaparem Yoh e Amidamru voltam dentro da loja que está em chamas para salvas algumas crianças (três crianças). Depois no final do capitulo mostra o Bason e o Ren, que estavam observando tudo. Acho que essa é a primeira vez que o Ren aparece. E depois disso Ren não parte nenhum caminhão no meio, ele só faz isso quando o Yoh está presente (e não era um caminhão), ao invés disso ele só dá o recado para o Manta de que ele quer tirar o Amidamaru do Yoh

A primeira vez que os dois conversam também é um pouco diferente... Lembra do motorista do carro? Ren foi tentar matá-lo quando Yoh o parou. Sim, a primeira batalha entre os dois foi no meio da rua, e não lá num canto isolado com Ryu salvando Yoh. Então eles tem a luta e tem o mesmo problema de 100% da potencia. Mas o Yoh resolve na hora o problema, vai para o hospital e advinha... Anna aparece!
A parte da Anna também é bem diferente. No capitulo só primeiro mostra a Anna chegando, e embora a conversa seja mesma (sem contar a parte que a tradução brasileira mudou. A parte da Anna ser uma médium, e não uma Itako, e algumas outras coisas), mas depois disso não mostram o treino da Anna, a Jun não manda ninguém ou nada atrás do Yoh, o Amidamaru não é preso pela Anna e o Manta só descobre que os dois estão vivendo juntos e que a casa dos dois é assombrada um pouco mais para frente. Ao invés disso depois de apresentar a Anna eles pulam o verão inteiro e aparece o Manta reclamando que não conseguiu ver o Yoh, e o encontra numa cadeira todo machucado. Ele então conta do treinamento. Mas não mostram as cenas nem nada. Depois aparece a Anna e ela informa que foi transferida.


A parte da Jun não tem tanta diferença assim também não... A maior diferença é que ao invés de ser o Manta dizendo para o Yoh que ele queria ver o filme com do Pailong com ele, a Anna e o Yoh recebem três ingressos de alguém (Jun, mas eles não sabem quem é) e vão ao cinema assistir. E não é o Manta que explica o que são kyonshis ou nada disso... Não, essa é a Anna. Ela também percebe na hora que Jun é perigosa. O Ryu empresta a espada para o Yoh e a Anna invoca o espírito e ele consegue vencer (quebrando a espada do Ryu) e bla bla bla... Mas o Ryu não fica amigo do Yoh depois disso. Ele nem se interessa pelo mundo dos xamãs até depois do evento do Largatixa, diferente do Anime, onde depois de ver o que Yoh consegue fazer ele começa a treinar e depois o Largatixa aparece.

O Largatixa é o proximo. A grande diferença desse evento no Mangá é que Ryu não estava interessado a se juntar ao Yoh e não fugiu para o best place porque estava envergonhado, mas sim porque foi rejeitado pela Anna. Isso mesmo, Ryu se apaixonou pela Anna e a seguiu até a casa dela. Lá Yoh e Manta (sim, foi nessa parte que Manta vai para a casa do Yoh e descobre que os dois moram juntos, eles foram lá para resolver o problema da espada de madeira do Ryu que o Yoh quebrou) se encontram com a Anna e lá Ryu descobre a realidade que o amor de sua vida e sai correndo para o seu best place (ou o segundo best place, já que ele disse que o coração da Anna era o seu best place) e lá Largatixa aparece e entra no corpo dele. Depois disso tem a batalha, e as coisas acontecem mais ou menos a mesma coisa. Harusame sacrificada, Ryu se torna um xamã, e depois da Anna fazer ele e sua gangue limparem a casa inteira (e darem a idéia de virar um balneário), Anna diz que pode trazer o Mosuke para concertar a Harusame. Ai as estrelas chegam. Não, sem Horo-Horo. Isso mesmo, Shaman Fight começa sem o Horo-Horo.
Depois disso Yoh tem sua batalha com o Silver (Silva... OU Asa Prateada na versão Anime) e entra no Shaman Fight. O Ren mata juiz encarregado dele, o Chrom, que depois tem seu irmão mais novo, Nichron, se juntando ao Hao. Yoh, por causa da luta contra o Silva, chega atrasado em casa (enquanto eles lutavam Anna confessa ao Manta que ela ama o Yoh) e mostra o Oraculo. Anna, achando que é um Pager, começa a ter um ataque de ciúmes, achando que Yoh está traindo ela com uma outra mulher. Ela acredita que a Silva é uma mulher, e como Yoh perdeu tanto poder e não pode fazer o Over Soul (Grande Espírito na versão brasileira do Anime), ele não consegue provar que esteve numa luta. Anna só acredita nele quando o “Pager” toca anunciando a luta do Yoh contra o Horo-Horo, mas nesse ponto já é tarde demais, ele já apanhou. E ai nós vemos o Horo-Horo pela primeira vez.
Tem a batalha entre os dois, Yoh ganha, isso é igual. A luta é meio parecida, tirando o fato que Yoh quase desisti do Shaman Fight para o Horo-Horo poder se tornar o Shaman King. Mas ai a Anna bate nele para fazê-lo mudar de idéia, e depois ele diz que vai se tornar o Shaman King e realizar o sonho do Horo-Horo.Os dois ficam amigos, tem uma festa e Pirika aparece, dizendo que não gosta do Yoh porque ele arruinou os sonhos deles. Anna nunca chega a conversar com Pirika. Yoh fica chateado e depois é hora da luta contra o Faust. Começa com Yoh e Anna num piquinique com o Manta tendo um ataque porque é um cemiterio. Você pensaria que depois de um ano com o Yoh e a Anna ele já estaria acostumado.

Enquanto Anna vai ao banheiro Silva aparece, e a Anna volta e pega ele falando algo misterioso sobre cara que Yoh vai lutar. Nisso Anna fala para ele apressar as coisas, ele a chama de Anninha (o que eu acredito que no original seja “Anna-chan”) e os dois vão almoçar para falar sobre o Faust. Nisso é a mesma coisa tirando a parte que a Anna diz no mangá que ama o Yoh. É o Anime não gosta de mostrar isso, né? Ai tem a luta, Faust ainda abre o Manta... Mas dessa vez não tem cruz, é só abrir o Manta com uma faca. Só. Sem drama de esqueletos. Mas o Yoh ainda fica zangado e ainda chama a Eliza de boneca. Yoh perde e tudo. Depois tem a parte de Izumo... Mas antes de entrar na caverna Yoh não ndiz que ele achou algo para lutar e esse algo era o Manta, que nem no Anime. Não, ele só disse que tinha que ficar mais forte e para isso Yohmei disse que Yoh tinha que morrer, por isso ele o mandou para o buraco de Yohmi.
Nada muito diferente... Só que eles não passam a noite sem o Yoh não. Eles conhecem a Tamao, ela ataca, Anna aparece, e eles vão para a caverna de Yohmi. Sem demora. E Yoh sai. Tudo no mesmo dia. Depois Tamao faz um jantar e não, Anna não fica com ciúmes dela que nem no Anime. E Tamao diz um pouco da história da casa junto do Yoh. Depois Yoh e Manta conversam um pouco durante a noite, e Yohmei aparece para testar a nova abilidade de Yoh e o over soul ficou mais forte. Isso é igual, né? Ah sim! Sem Lily 5. O Mangá não tem esse grupo.
Depois tudo passa meio rapido que nem consigo me lembrar direito... Tem a luta contra o Ren, que é a mesma coisa, e o encerramento da primeira etapa do Shaman Fight. Tem uma cena bonita do Yoh e a Anna no tealhado da escola conversando... Ren vai comemorar com o Horo-Horo e o Yoh na pousada. Tem umas cenas legais, mas nada que seja tão diferente. Eles tomam o banho juntos, e tem a festa. Depois disso Yoh diz tchau para o Ren e ele vai enfrentar o pai. Proxima cena é Yoh e Tamao indo fazer compras juntos... É a luta contra o Boz, e isso é diferente do Anime.

Yoh e Tamao estão voltando do supermercado juntos, Tamao muito feliz de estar com o Yoh, quando por algum motivo Tamao fica sozinha com o Ponchi e o Conchi e eles avisam que tem alguém os seguindo. A Tamao bate neles, então você ver um lado novo nela. Nisso Bozu ataca. Eles mandam o Ponchi e o Conchi para o alem, e na batalha, Ryu aparece para salvar o dia. É isso, não muito diferente sem ser pelo cenario... Eles continuam sendo monges roqueiros.

Nada mais de novo, eles descobrem que Ren precisa de ajuda, vão e ajudam e voltam para casa. Nisso estamos no mangá numero 9 (e 18 no Braisl). Depois no mangá 9 que as duas versões tomam caminhos diferentes. Então aqui acaba minhas explicações longas.
O inicio é mais ou menos igual. Todos os xamãs estão se despedindo. Uma despedida é bem diferente na verdade. A do Yoh e da Anna. No Mangá eles não vão para um passeio... Ao invés disso Anna tem sua linda confessão e os dois passam a noite juntos. Depois disso Yoh se encontra com os amigos e eles vão, mas não num dos jatos do Ren, e sim no avião que os Patchs prepararam. Lá eles tem o encontro com o Hao e seu grupo, e depois os patchs revelam que o avião era um over soul e todos acabam caindo. Sem Lily 5 querendo estragar o jatinho do Ren e sem oasis.
Agora vou falar das diferenças em geral. Começando com o Lyserg. Sim, ele continua com o mesmo passado e o mesmo odio pelo Hao e vai para os X-Laws. Mas diferente do Anime ele e os outros continuam amigos, e ele NUNCA deixou a Morphin. O Chocolove também teve umas mudanças... Ele primeiro só aparece quando o Yoh e os outros chegam na vila Patch, e não antes. Ele também fica cego mais para frente do Mangá. E advinha? Ele era um assassino. Verdade. Ele era um assassino e matou o pai de dois personagens que apenas aparecem no Anime (Redseb e Seyrarm).
Falando em personagens que não aparecem no Anime, nós temos muitos para colocar aqui: Redseb, Seyrarm, Sati, Gandharas, Yohken, Matamune, Grande Oni...
E, além disso, nós também temos o passado de alguns personagens. Temos o passado do Yoh e da Anna, que envolve também mais dois personagens e mais a avó do Yoh. Essa parte é chamada de Osorezan Revoir, a parte que conta como o Yoh e a Anna se conheceram, na idade de 10 anos. Essa parte além de ser achada no Mangá também podem ser achada em dois Drama CDs (Shaman King Osorezan Revoir – Prologue to shaman and Shaman King Osorezan Revoir – Au revoir). É uma das partes mais importantes do Mangá, e de uma certa forma uma das partes mais romanticas, mesmo sendo cheia de tristesa e lutas e tenha o famoso Adeus.
Temos o passado da Menina Sagrada Iron Maiden Jeanne. Acho melhor dizer sem a parte de Menina Sagrada, porque acreditem ou não, ela nãp é sagrada. Ela era uma garotinha orfã num orfanato que o Marco ajudava. Hao destruiu o orfanato e a empresa de Marco, o fazendo querer vingança, e usando essa garotinha com um poder enorme e transformá-la na menina sagrada que traria justiça.
O Passado do Horo-Horo nunca foi muito bem esclarecido... Acho que vou ter que editar essa parte quando o Takei revelar tudo. Ele só nos deu informações soltas, sem nenhuma maneira de fazer algum sentindo do passado do Horo-Horo. Mas para aqueles curiosos, o nome dele é Usui Horokeu.
Redseb e Seyrarm fazem uma grande parte no passado de Chocolove. Eles matam o chocolove. Surpresa. Sim, Chocolove morre nas mãos de duas crainças. Mas ele deixou. Ele se sentia arrependindo. Chocolove matou o pai dos dois numa noite de natal, e a irmã mais nova, Seyrarm, que tinha três anos na época, foi quem descobriu o corpo do pai.
Mas Chocolove não foi o único que morreu. Cada um dos 5 guerreiros (Chocolove, Lyserg, Horo-Horo, Yoh e Ren. Isso é outra coisa que não temos no Anime) morreu pelo menos uma vez:

Ren: Morreu 3 vezes, 1 vez no inferno
Chocolove: Morreu 2 vezes, 2 vezes no inferno
Horo-Horo: Morreu 2 vezes, 1 vez no inferno
Yoh: Morreu 1 vez, 1 vez no infenro
Lyserg: Morreu 1 vez, 1 vez no inferno


Isso é outra coisa que temos no mangá. No Mangá uma maneira que os xamãs treinam é no inferno. Yoh até encontrou um de seus antepassados lá: Asakura Yohken. Ele foi o homem que derrotou Hao no Shaman Fight de 500 anos atrás, ao lado de Matamune, o primeiro guardião de Yoh. E ali tem uma hora em que é possivel deduzir que Anna estava gravida durante o mangá.
Sim, no mangá temos poucas, porem boas, cenas de YohXAnna. Só ver na parte do site que você pode ler tudo a respeito. A relação dos dois é bem diferente. E eles tem um filho, Asakura Hana.
Também no Mangá Anna e Hao lutam. Hao diz que algo que ele acha interessante na Anna é o fato que ele não consegue ler a mente dela. Sim, Hao poder ler a mente das pessoas no Mangá. A Anna também. Mas não é um poder agradavel, e deu muito sofrimento para os dois.
A Tamao também chega a mudar bastante, e desafia o Hao para uma batalha. Ela também parece ter superado seu amor pelo Yoh, porém nada foi dito a respeito.


Bem, espero que as pessoas que tiveram paciência de ler isso aprenderam mais sobre o Mangá e se interessaram o bastante para poderem ler. Não irei falar das diferenças do fim porque o fim é um mistério até no Mangá.

0 comentários: